Corrigir os erros do passado com implantes dentários

Corrigir os erros do passado com implantes dentários

A Mariália Pessoa é mais uma das nossas pacientes satisfeitas com os resultados obtidos com a colocação de implantes dentários, para poder passar a ter próteses fixas.

Infelizmente, no passado teve uma experiência menos positiva com os médicos dentistas que “trataram” dos seus problemas de saúde oral. E só agora, passados muitos anos, conseguiu encontrar uma solução que a faz sentir-se confortável novamente!

Conheça a história da Mariália Pessoa!

Implantes dentários vs. vários problemas de saúde

A Mariália teve uma experiência muito negativa, como era comum há algumas décadas: quando ia ao dentista com queixas, como dores de dentes, a solução apresentada pelos médicos dentistas com que se deparava era a extração desses dentes. Assim, a Mariália foi perdendo dentição, o que lhe trouxe várias dificuldades.

Por vezes, as pessoas não têm a noção de como a falta de dentes pode ser prejudicial, não só para a saúde oral, mas também para a saúde no geral. Pode até dar origem a outros problemas e doenças, sem falar de que estimula a perda de outros dentes.

Para que compreenda melhor àquilo a que nos referimos, seguem-se algumas consequências da falta de dentes.

Gengivite

A falta de dentes pode alterar a posição dos restantes, já que eles se movimentam para tentar compensar o espaço vazio. Isto provoca um desalinhamento dos dentes e torna-se mais difícil fazer uma higienização adequada. A higiene oral incorreta favorece a acumulação de placa bacteriana, originando a inflamação da gengiva.

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode agravar-se e evoluir para uma periodontite, comprometendo todos os tecidos à volta dos dentes, que promovem a sua sustentação.

Perda óssea

Quando não há dentes, o osso do maxilar que, em condições normais, os suporta, deixa de ser estimulado. Sem estímulo, o osso perde a função e, com o tempo, dá-se a reabsorção óssea, que é um processo fisiológico normal. A estrutura da boca altera-se, a fisionomia do rosto muda e podem desenvolver-se doenças mais graves na boca e em todo o organismo.

Caso se opte pela colocação de implantes dentários, o processo de perda óssea é travado. Mas, se esperar demasiado tempo para o fazer, caso já tenha pouco osso, pode ter de recorrer a um enxerto ósseo.

Perda de outros dentes

Além de prejudicar a higiene e de provocar doenças orais, a falta de apenas um dente pode fazer com que outros também se percam.

E se cada dente tem uma função, a falta de um deles sobrecarrega os outros, afetando a “saúde” de cada um deles, podendo provocar a sua perda.

Má nutrição

A digestão dos alimentos começa pela boca. Por isso, a mastigação é fundamental, pelo que processar bem os alimentos na boca é tão importante como o que se segue depois de engolirmos os alimentos.

Assim, é fácil perceber que, se há falta de dentes na boca, a mastigação fica comprometida. Alguns alimentos, simplesmente, não conseguimos comer, por serem duros. E os outros acabam por ser processados apenas numa região da boca, sobrecarregando a função dos dentes que restam, e a trituração pode não ser completa.

Os nutrientes podem ser absorvidos superficialmente, o que tem um impacto negativo no organismo, possibilitando o aparecimento de doenças em todo o corpo.

Mordida alterada

A falta de dentes também pode alterar a oclusão, que é o encaixe dos dentes da arcada superior na arcada inferior.

Uma má oclusão pode provocar:

  • Problemas mastigatórios
  • Dentes salientes
  • Sorriso estranho
  • Desconforto ou dores em outras partes do corpo, como a cabeça, pescoço e coluna
  • Dificuldade ao falar

Sensibilidade dentária e cáries

A erupção passiva acontece aos dentes do maxilar superior, quando há dentes em falta na de baixo. Por sentirem o vazio que devia ser ocupado por outro dente, a tendência é que os remanescentes continuem a descer. Este processo expõe a raiz dos dentes, causando sensibilidade dentária e aumentando a probabilidade de se ter cáries.

Prótese removível, uma solução desconfortável

A Mariália chegou a ter próteses removíveis, mas esta opção provoca vários desconfortos. E mesmo para quem, inicialmente, se dê bem com ela, mais tarde acabam sempre por surgir problemas. A retração óssea não é travada, pelo que se continua a perder osso no maxilar, assim como gengiva. Inevitavelmente, fica-se sem suporte para a próteses removíveis assentarem. Comer torna-se um processo desconfortável e doloroso, e surge o receio de falar em público, porque a prótese pode cair.

No caso da Mariália, o uso da prótese removível dava origem a sangramentos, quando se alimentava. Era o último sinal de que precisava de arranjar outra solução para poder recuperar a saúde oral! E foi isso que a nossa paciente fez. Agora, já se consegue alimentar corretamente e não corre uma série de outros riscos, por ter falta de dentição e uma prótese removível, que lhe trazia mais problemas do que soluções!

Uma equipa próxima e atenciosa

Para além das vantagens óbvias da colocação de implantes dentários e da nova experiência com as próteses fixas, a Mariália encontrou na nossa clínica algo que valoriza muito: um tratamento que prima pela sensibilidade!

Disse-nos ainda que acha que na clínica encontrou “uma equipa muito simpática, que acolhe muito bem o utente e que cria logo, à partida, uns certos laços de amizade”! E esta é a experiência que fazemos por dar a todos os pacientes. Não para agradar, mas porque nos preocupamos, genuinamente, com a saúde oral dos nossos pacientes, mas também com o facto de esta ser uma mudança importante, mas delicada. Sabemos que as pessoas que nos procuram trazem quase sempre experiências negativas e um desejo muito grande de deixar tudo isso para trás. Por isso, temos consciência de como é importante fazer com que todos se sintam bem, compreendidos e seguros!

É esta a nossa génese e é por isso que todos os dias trazemos um sorriso na cara, para incentivar o aparecimento de ainda mais sorrisos. Para que todos, em pouco tempo, possam dizer o mesmo que a Mariália, que deixou um período mais complicado da sua vida para trás, para abraçar uma nova vida, cheia de sorrisos!

Se também sofre de perda dentária e gostava de voltar a sorrir sem receios, não hesite mais. Marque uma consulta de avaliação oral sem custos, para saber a opinião dos nossos médicos dentistas, que são experts em implantologia e que estão aqui para o receber, sempre com um sorriso estampado no rosto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *