Dia Mundial do Idoso: nunca é tarde para cuidar do seu sorriso!

Dia Mundial do Idoso: nunca é tarde para cuidar do seu sorriso!

No dia 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Idoso e, como muitos dos nossos pacientes estão inseridos em faixas etárias elevadas, não podemos deixar passar esta data em branco. Por isso, este mês estamos focados em fazê-lo perceber que a idade é, cada vez mais, apenas um número!

Evoluções médicas

À medida que o tempo passa, temos conhecimento de mais e mais evoluções feitas nas várias áreas médicas, incluindo a medicina dentária.

Para já, há maleitas às quais é difícil de fugir, como dores de várias ordens e problemas de saúde comuns em idades mais avançadas. Mas a qualidade de vida dos idosos é bastante superior, quando comparada com a de há apenas algumas décadas atrás. Aos poucos, vão sendo descobertas soluções para que os idosos tenham melhor qualidade no dia-a-dia. Mas há algumas áreas médicas em relação às quais se opta por não fazer tratamentos, porque a capacidade de recuperação é muito reduzida.

A idade é uma limitação para a colocação de implantes dentários?

Curiosamente, e ao contrário de outras áreas da medicina, a solução oferecida pela colocação de implantes dentários não apresenta limitações, no que respeita a idade. O que pode impedir a colocação de implantes dentários é, sim, o estado de saúde do paciente. Mas qualquer paciente, com qualquer idade, pode ter um sistema imunitário debilitado, pelo que a idade nunca é, diretamente, um impedimento para realizar o tratamento.

Para além disso, a colocação de implantes dentários é um tratamento seguro e eficaz, apresentando uma taxa de sucesso superior a 95%!

Vai sempre a tempo de cuidar de si

Cuidar de si pode passar por coisas tão simples como comprar uma peça de roupa nova, fazer uma massagem, ir ao cabeleireiro; ou por assuntos mais sérios, como comprar um carro – que lhe dará mais mobilidade –, fazer uma viagem para o sítio que sempre quis conhecer ou investir na sua saúde oral.

Por vezes, alguns idosos deixam de cuidar de si. Pensam que não vale a pena gastar mais dinheiro com tratamentos de saúde dispendiosos, porque por vezes começam a pensar que já não vão viver por muitos mais anos. Mas as coisas já não são assim tão lineares. Atualmente, a esperança média de vida em Portugal está acima dos 80 anos. Por isso, para quem tenha, por exemplo, 75 anos, a probabilidade de viver mais 5 ou 10 anos (ou até mais!) é bastante elevada! E, enquanto estamos vivos, fará sentido que não tenhamos qualidade de vida? A resposta é simples: não, devemos sempre tentar ter o maior conforto possível!

Ninguém quer viver miseravelmente, e nem aqueles que nos rodeiam querem isso para nós. Portanto, se a sua teoria é que tem de deixar as poupanças de uma vida para os seus filhos e netos, repense as suas motivações! Porque temos a certeza de que os seus entes queridos vão preferir que gaste esse dinheiro a cuidar de si, a investir na sua saúde, em vez de se alimentar mal, de ter dores de dentes ou vergonha de sorrir. E todos estes constrangimentos podem ser resolvidos com uma única solução: a colocação de implantes dentários!

Tenha uma terceira dentição no Dia Mundial do Idoso

E que altura será melhor para cuidar da sua saúde oral para além do Dia Mundial do Idoso? Não é que as outras épocas sejam más para o fazer, mas quando se comemora uma data acabamos sempre por olhar para o seu propósito de forma diferente, mais objetiva e até fazemos balanços e novos planos para o futuro. Por isso, esta é uma boa altura para repensar em como pretende viver esta fase da sua vida.

Da nossa parte, faremos de tudo para que possa recuperar a qualidade de vida que, em tempos, a sua dentição lhe proporcionou. Com o passar dos anos, dá-se um desgaste dos dentes, estes são sujeitos a agressões e, em algumas dessas situações, a recuperação dos dentes naturais é impossível. Daí que a existência de uma especialidade da cirurgia, como é a implantologia, seja tão importante na recuperação oral de tantas pessoas, em especial dos idosos! Podemos, até, afirmar que é a melhor opção.

Todos têm direito a uma terceira dentição, independentemente da idade. Assim, esperamos que, no mês do Dia Mundial do Idoso, não descure de si e que, se precisar de tratar da sua saúde oral, recorra à ajuda de profissionais.

Da nossa parte, convidamo-lo a marcar uma consulta de avaliação oral sem custos, na qual será feita uma avaliação da sua saúde oral, apresentando-lhe uma sugestão de tratamento adequado ao seu caso.


One Reply to “Dia Mundial do Idoso: nunca é tarde para cuidar do seu sorriso!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *