Estes são os 7 tratamentos dentários mais comuns!

Estes são os 7 tratamentos dentários mais comuns!

Muitas pessoas sentem-se inseguras quando têm de ir ao dentista, pois apresentam sintomas que causam problemas de saúde oral, como dentes desalinhados, dores ao mastigar, sensibilidade, inflamação, perda dentária, e não sabem quais as causas. Desconhecem também qual o tratamento ideal para o seu problema. Hoje, vamos apresentar-lhe os principais tratamentos dentários, de forma a ajudá-lo a sentir-se mais seguro para procurar o seu médico dentista de confiança. 

Estes são os 7 tratamentos dentários mais comuns:

1 – Tratamento de rotina – compreende os procedimentos preventivos e que auxiliam problemas orais mais simples, onde se incluem higienizações, remoções de tártaro, restaurações, tratamento de cáries, entre outros tratamentos. Através destes cuidados periódicos, são evitados problemas mais graves.

2 – Endodontia – é a especialidade que pratica os conhecidos tratamentos de canal. Um dos sintomas do problema de canal, por causa das lesões na polpa e na raiz do dente, são as dores dentárias causadas pela inflamação, infeção ou mesmo necrose. Ao identificar o problema e tratá-lo corretamente ainda no início, o paciente sente bem-estar, alivia a dor e recupera a saúde do dente, sem que seja necessário extraí-lo.

3 – Periodontia – este ramo da medicina dentária cuida especificamente das gengivas, que são todos os tecidos e estruturas presentes na nossa boca e que fazem com que os dentes fiquem fixos e protegidos. Esteja atento a sangramentos, inflamações ou vermelhidão nas gengivas, , pois pode sofrer de gengivite. Quando não tratada corretamente, a gengivite pode agravar-se e desgastar tecidos, podendo resultar em perda dentária.

4 – Próteses Dentárias Removíveis – são conhecidas popularmente como “dentaduras” e são um recurso ainda bastante comum para a substituição dos dentes perdidos. Consistem em moldes feitos pelo dentista, que se ajustam à sua boca. Têm o inconveniente de ter de ser removidas diariamente para higienização.

5 – Implantes Dentários – podemos dizer que são a evolução das próteses removíveis. Além de substituir os dentes em falta, os implantes dentários:

  • Têm uma taxa de sucesso superior a 95% e são feitos com material biocompatível: o titânio.
  • São fixos à gengiva – o que garante mais segurança e confiança para falar, alimentar-se normalmente e sorrir.
  • Com a colocação da coroa o aspecto fica semelhante ao dos dentes perdidos. 
  • Não precisam de ser retirados nunca (ao contrário da prótese removível) e a sua higiene é igual à dos dentes naturais.
  • Duram a vida toda! Nunca mais terá de refazer o mesmo dente se tomar os devidos cuidados após a colocação de implantes dentários. 

6 – Ortodontia – tratamento odontológico que tem como função realinhar os dentes e reposicionar os ossos faciais. Através do uso de aparelhos específicos (como os fixos, removíveis, invisíveis), o médico dentista reorganiza os dentes de forma a que a mordida esteja alinhada.

7 – Branqueamento – atualmente o interesse pela estética fez aumentar o número de tratamentos de branqueamento dentário. É a solução indicada para dentes amarelados e para uniformizar a tonalidade dos dentes. O seu médico dentista é o profissional indicado para recomendar qual o melhor tratamento de branqueamento, bem como orientá-lo sobre o resultado que pode obter.

Se algum destes tratamentos parece aplicar-se ao seu caso, marque uma avaliação oral e receba o diagnóstico correto, assim como o tratamento indicado para cuidar dos seus dentes e sorriso.

O nosso conselho é que mantenha sempre a saúde oral bem cuidada, que cumpra com a higiene dos seus dentes e faça visitas periódicas ao dentista. Não se esqueça: não há melhor dica de saúde oral do que a prevenção!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *