Ser fumador pode custar-lhe o seu sorriso!

Ser fumador pode custar-lhe o seu sorriso!

Todo a gente gosta de um sorriso bonito, mas para obter um e não sofrer de perda dentária é preciso ficar atento com algumas substâncias!

Já abordámos várias vezes quais as substâncias que podem distanciar alguém de ter um sorriso bonito. Mesmo com consequências, como a perda dentária ou até mesmo outras doenças que afetam a saúde geral, os vícios continuam a existir e a provocar danos nas pessoas.

Não é apenas um problema de estética, mas também de saúde bucal. No que diz respeito ao consumo de tabaco, apesar de ser um problema ser amplamente debatido, muitas pessoas ainda mantém o hábito de fumar. 

Quando o assunto é tabagismo, este hábito aumenta em quatro vezes mais as chances de perda de osso na boca. Também conhecida como periodontite, esta doença chama a atenção por ser a grande vilã na perda dentária.

Porquê que o tabagismo provoca a perda de dentes?

A nossa massa óssea é responsável pela sustentação dos dentes na boca e o fumo causa a inflamação do nosso tecido bucal. O aumento da temperatura na cavidade da boca, causada pelo consumo do cigarro, faz com que esse tecido se deteriore aos poucos.

Este é um dos grandes problemas que precisa de ser lembrado. O hábito de consumir nicotina provoca uma reação na boca, como por exemplo, o síndrome de boca seca. Além de ser prejudicial para os dentes, as substâncias contidas no cigarro ficam alojadas na boca e isso provoca mau hálito, também conhecido como halitose.

Verifique a sua boca

Ninguém gosta de ter este tipo de problema, cert0? Existem sintomas da perda dentária que podem ser observados e monitorizados.

São eles:

– Inchaço na boca e pescoço e presença de nódulos

– Manchas vermelhas ou brancas, ou feridas que levam mais de 15 dias para cicatrizar.

O tabaco é um dos grandes vilões na cicatrização. Atrapalha a evolução do processo, além de baixar a imunidade do fumador. No caso de possuir implantes dentários, o tabaco é um dos principais fatores da diminuição da osseointegração. 

Mas afinal, o que é osseointegração?

É bem mais simples do que parece. É basicamente a estabilidade entre o osso e o elemento que precisa ser colocado na hora de fazer um implante dentário. Sabe porque abordamos este assunto? Porque colocar implantes dentários é a melhor solução para quem vive com a perda de dentes e gostaria de voltar a sorrir com segurança e à vontade. 

E é por isso que agora vamos falar mais sobre esta solução e detalhar ainda mais a importância de se ter uma boa recuperação neste procedimento. Mas lembre-se, o tabaco não é seu amigo!

Sorrir é bom e há solução para a perda de dentes, sim!

Não há quem não goste de sorrir, certo? É um ato simples e que ajuda a deixar o nosso dia mais leve. Sorrir deixa-nos mais bonitos nas fotografias e é uma ferramenta importante para conseguirmos socializar com amigos, familiares, colegas de trabalhos etc.

É desesperante ter perda de dentes e, por consequência, perder a vontade de sorrir. Mas existe solução!

Hoje em dia os médicos dentistas estão cada vez mais preparados para apresentar soluções que mais parecem milagres, mas que na verdade são técnicas que auxiliam as pessoas a recuperar a sua autoestima e até mesmo o amor próprio.

Se sofre deste mal este artigo traz-lhe a solução que precisa para parar de sofrer na hora de sorrir. 

Estou a perder os meus dentes, o que faço?

O primeiro passo é não desesperar nem desistir. Todos os problemas têm solução, e para a perda dos dentes não é diferente. Não é apenas um problema de estética. A perda de dentes afeta a mastigação, dificulta a fala e prejudica   na hora de engolir os alimentos ingeridos, uma vez que eles não ficam triturados o suficiente. 

Ou seja, o problema pode ser maior do que se imagina e não deve ser ignorado pois, quanto mais dentes perde, mais difícil pode ficar a sua vida no dia-a-dia. O primeiro passo ao identificar este problema é consultar um médico dentista.

Consulte um profissional capacitado para avaliar, diagnosticar e prescrever o tratamento dentário ideal para o seu caso. Uma boa reabilitação oral faz toda a diferença e traz um novo sentido à sua vida.

Como posso voltar a sorrir sem medo e com tranquilidade?

Uma solução amplamente viável e com resultados impressionantes é ter acesso a um tratamento que possibilite cuidar da saúde oral como um todo. Se já sofreu de perda de dentes, é possível fazer um tratamento onde o paciente consegue recuperar a dentição que fora perdida, pelos mais variados fatores, não apenas pelo consumo de tabaco.

Sem falar na consequência dos dentes amarelos, outro problema que incomoda a maioria dos fumadores. O branqueamento dentário é sempre uma boa opção para fechar o tratamento com chave de ouro!

Se o médico dentista avaliar e apresentar o implante dentário como a solução mais indicada, será importante ter a saúde oral em dia a fim de garantir uma boa osseointegração. Isto porque, a cirurgia requer não apenas implantes de dentes, mas cuidados essenciais para garantir a cicatrização e o sucesso do tratamento.

O procedimento, apesar de cirúrgico, é indolor e pouco invasivo e a recuperação é simples. Claro que o sucesso do  tratamento depende não somente do médico dentista escolhido, mas também do paciente e de como ele se cuida durante o processo, para garantir uma recuperação perfeita e uma taxa de sucesso superior a 95%.

O que acontece após a cirurgia?

Logo nas primeiras etapas do procedimento de colocação do implante dentário, que substitui a raiz do dente, o paciente já recebe um dente provisório. É preparado exclusivamente para o paciente, dentro dos seus moldes, igualando-se à sua dentição natural. Isto ocorre para que possa voltar à sua rotina com o dente substituído.

Aí poderá já alimentar-se melhor, falar e sorrir sem medo. 

Ter um bom sorriso pode estar mais perto do que imagina

Afinal, um bom sorriso – bonito e saudável – depende, e muito, do seu empenho e dedicação. Junto com a higiene oral diária e as visitas regulares ao dentista, evite as substâncias que são prejudiciais.


One Reply to “Ser fumador pode custar-lhe o seu sorriso!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *